logo RCN

Escola Pública de Trânsito conquista terceiro lugar em premiação

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Projeto "Trânsito e Cidadania" é reconhecido nacionalmente como exemplo de educação para o trânsito em escolas públicas e particulares

A Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran) alcançou uma importante conquista ao garantir o terceiro lugar no Prêmio CONSEMS, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança 2024. A premiação, que contou com a participação de trabalhos de todo o Brasil, reconheceu a Eptran como um exemplo de boas práticas na área temática de trânsito.

O projeto premiado, intitulado "Trânsito e Cidadania", é uma iniciativa desenvolvida em parceria com alunos dos 4º e 5º anos de escolas públicas e particulares de Joinville. Por meio de campanhas, palestras, ações e projetos educativos, o projeto busca auxiliar na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, utilizando atividades práticas, lúdicas e divertidas para garantir que os ensinamentos sejam internalizados para a vida adulta.

"O projeto é desenvolvido em parceria com as forças de segurança e entidades ligadas à segurança viária e prevenção de acidentes de trânsito, trabalhando de forma conjunta e integrada", explica Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran.

Além dos servidores da Eptran, participam ativamente dessas ações nas escolas diversas entidades, tais como as Polícias Militar e Civil de Santa Catarina, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Defesa Civil Municipal, Vigilância Ambiental, Movimento Pedala Joinville e a ONG Fé pela Vida. Cada uma dessas organizações monta seu espaço educativo dentro da escola, onde são realizadas atividades para sensibilizar os alunos sobre a importância da educação para o trânsito e cidadania.


Gerente da Eptran apresenta boas práticas em educação para o trânsito durante o 2° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública

Os vencedores do Prêmio CONSEMS serão homenageados em uma ocasião especial durante o 2° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, programado para acontecer de 14 a 17 de maio, no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba (PR).

Durante o evento, Melissa Puertas Sampaio, gerente da Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran), terá a oportunidade de apresentar o tema "Educar para Salvar Vidas", compartilhando com os participantes o trabalho e os resultados obtidos em Joinville. A palestra está agendada para o dia 16 de maio, às 16h15.

Para Melissa, a premiação do CONSEMS é um reconhecimento significativo do trabalho realizado não apenas pela Eptran, mas também pelas demais Forças de Segurança que atuam de forma colaborativa em projetos como o de trânsito e cidadania. Além disso, ela destaca a importância de participar do Fórum Nacional como uma oportunidade para trocar experiências com profissionais de todo o Brasil.

"É importantíssimo termos o reconhecimento. Com os diversos projetos que realizamos, conseguimos alcançar a redução do número de sinistros de trânsito. Quem sabe as nossas ações podem servir de modelo para outros municípios. Não pensamos apenas no bem do joinvilense, queremos poder ajudar a salvar vidas de todos os brasileiros", ressalta Melissa.


Ações da Eptran

No primeiro trimestre deste ano, as ações realizadas pela Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran) alcançaram mais de 18,4 mil pessoas.

Entre as iniciativas estão blitze educativas como “Bebida e Direção – Essa mistura você não merece”; “No trânsito somos todos pedestres”; “Todas as vidas importam”, além de ações do projeto Eptran na Escola; palestras e participações em eventos como o “O Farol para o joinvilense”.

A Eptran é vinculada ao Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) e tem como objetivo levar à comunidade informações e maior conhecimento sobre educação e segurança no trânsito, incentivando, desta forma, a mudança de valores, comportamentos e atitudes, para que se conquiste melhor qualidade de vida no espaço urbano.

Programação das atividades do projeto “Trânsito e Cidadania” durante o Maio Amarelo

8/5 – 8h às 17h (Escola Municipal João Costa)
10/5 – 8h às 17h (Escola Municipal Prof Karin Barkemeyer)
13/5 – 8h às 17h (Escola Municipal Prof. João Bernardino da Silveira Junior)
16/5 – 8h às 17h (Escola Municipal Nelson Miranda de Coutinho)
23/5 – 8h às 17h (Escola SESI – Moinho)
27/5 – 8h às 17h (Escola Municipal Prof. Laura Andrade)

Mutirão de vacinação ocorre em shoppings da cidade neste final de semana Anterior

Mutirão de vacinação ocorre em shoppings da cidade neste final de semana

Prefeitura de Joinville divulga resultado final da avaliação de títulos do concurso público para a Educação Próximo

Prefeitura de Joinville divulga resultado final da avaliação de títulos do concurso público para a Educação

Deixe seu comentário